Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

CONSTRUINDO O TERÇO DA TRANSFORMAÇÃO.

CONSTRUINDO O TERÇO DA TRANSFORMAÇÃO.


Transformação Social e Política No Brasil.



O QUE É?

A ideia é uma ação, com fins estratégico, organizada e coordenada para atuar, a partir de diversas direções, sobre um grupo isolado ou vários grupos da sociedade brasileira, por meio do apoio de atividades permanentes de operações psicológicas, informação e propaganda, aproveitando um fato midiático (um acontecimento espontâneo ou planejado, que atrai a atenção de organizações de meios de comunicação, particularmente jornais, telejornais e jornais na internet), para direcionar o pensamento e a conduta das pessoas para atuarem de forma relevante em proveito da defesa da democracia, da lei, da ordem, gerando, dessa forma, meios e ações de influenciação social em benefício do Estado Democrático de Direito.

Neste contexto pode-se aproveitar um ponto de ruptura na atual conjuntura que possibilite uma transformação social e política. Ponto de ruptura que poderiam ter sido aproveitados: tomada do governo pelo PT com a posse de Dilma e aparelhamento do Estado pela esquerda trotskista; aprovação do PNDH 3; ações violentas do MST; política externa contrariando as tradições do povo brasileiro; impeachment de Dilma.

Na era da informação é preciso utilizar as tecnologias de comunicação e informação como formas de representar e incrementar o aprendizado, a organização social e política, e as transformações.

A tecnologia de comunicação e informação é a ferramenta mais adequada para se trabalhar a ideia de rede como uma estratégia de mobilização, a nível sociedade brasileira, levando em conta as instituições e as pessoas, para gerar instrumentos e ações de trabalho efetivo de transformação social e política e do despertar do interesse da sociedade pelos assuntos de defesa da democracia através de ações políticas e sociais.

Não deve ser esquecido que considerando os obstáculos de tempo e espaço, as novas mídias podem gerar novas sociabilidades. Desta forma, é necessário investir esforços práticos e técnicos para a formação de redes de informação e social com o objetivo de organizar projetos para o fortalecimento da democracia no Brasil, e que as informações produzidas por atores no processo possam retroalimentar as ações da própria rede. Esta ação gerará instrumentos de intervenção do grupo social na vida política e social do nosso país, globalizando e alargando experiências mediatizadas (programas tão memoráveis que captaram a atenção de uma nação ou do mundo) relevantes para a sociedade brasileira.

Inicialmente, quando se fala em rede informação e/ou social, é importante ressaltar que elas não se formam pela disponibilidade dos meios técnicos de comunicação e informação, e sim, derivam das ligações que se desenvolvem nas relações e ações sociais, em função da vivência de questões, interesses e necessidades comuns a um conjunto de atores.

Mas, para isso, é importante considerar o olhar da sociedade brasileira, considerar a natureza dos seus elos sociais e contemplar, simultaneamente, o lado político do Estado brasileiro, e apoiar fortemente os projetos de transformação político e social a serem desenvolvidos.

As tecnologias de comunicação e informação devem ser integradas e usadas considerando a noção de inseparável articulação das relações dos grupos sociais com a sua envolvente Nação Brasileira.

É de importância secundaria onde estão depositadas as grandes massas de informações necessárias, se nas instituições permanentes, nas academias, nos grupos sociais, nas pessoas ou nos colaboradores. O que verdadeiramente interessa é que elas transitem, sejam melhoradas, cresçam e sejam colocadas à disposição no momento certo, para a sociedade. É dessas trocas simbólicas, da comunicação entre os elos e da informação que circula e alimenta as diversas redes sociais, que pode nascer a elaboração teórica e prática de algo novo que abra caminho para a transformação sociale política no Brasil.

A rede de informação e a rede social para a transformação social e política no Brasil se iniciarão e crescerão a partir da tomada de consciência de uma comunidade de interesses e/ou valores entre pessoas e grupos sociais.



QUAL O SEU OBJETIVO?

Grupos da sociedade nacional devem investir esforços práticos e técnicos para a formação de sua rede social com o objetivo de iniciar mudanças visando uma transformação social e política para o fortalecimento do Estado de Direito Democrático, defesa dos poderes constituídos, da lei e da ordem, e de sua rede de informação para que as ações sejam conhecidas por todos os brasileiros pertencentes a diversos grupos sociais, e, ainda, que as informações produzidas por aqueles atores possam retroalimentar as ações da própria rede.

Entre as motivações mais significativas para o desenvolvimento da rede social e a rede de informação para a transformação social e política no Brasil estão os assuntos que relacionam com o trabalho efetivo dos processos de transformação política, crescimento social e do despertar do interesse da sociedade pelos assuntos de Defesa do Estado de Direito Democrático.



COMO FUNCIONA?

Prevê a organização de rede de atores vinculados a um nó central e capaz de comunicar-se plenamente com pontos sob sua influência, orientados por uma lógica associativa. A rede é uma organização reticular, não supõe um centro hierárquico ou uma organização vertical, o poder é móvel, circula viajando junto com o movimento da própria rede.

As redes poderiam contar com representantes de diversos grupos sociais, entre eles militares; federação das indústrias; federação da agricultura; políticos (Senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, e etc.); grupos de serviços; lojas maçônicas, grupos religiosos; e etc. em todos Estados e Municípios, e usaria a combinação de ideias, a tecnologia de comunicação e informação, para a busca constante do apoio dos meios de comunicação, TV, imprensa escrita, rádio, e muito particularmente a internet (Jornais eletrônicos, Blogs, Orkut, Face Book).



O QUE CIRCULARÁ PELA REDE?

- Estudos e pesquisas.

- Projetos.

- Material de divulgação.

- Fatos midiáticos.

- Artigos selecionados.



COMO A REDE SOCIAL E DE INFORMAÇÃO PODE ALCANÇAR OS OBJETIVOS PREVISTOS?

- Socializando informações vindas de vários pontos.

- Dinamizando a informação.

- Fortalecendo o trabalho social, permitindo troca de experiências entre organizações e indivíduos geograficamente distantes.

- Promovendo a formação e interação de parcerias.

- Ampliando a troca de conhecimentos e experiências.

- Fomentando a participação da sociedade, pela mobilização conjunta de recursos e competências para influenciá-la, através de contatos com grupos sociais diversos: militares; federação das indústrias; federação da agricultura; políticos (Senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores (O vereador de hoje é o deputado ou senador do amanhã), grupos de serviços; lojas maçônicas, grupos religiosos; e etc.).



DIVULGAÇÃO DO PENSAMENTO PARA ATRANSFORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA NO BRASIL.

As diversas modalidades dos trabalhos a serem apresentados terão a referência do seu autor e se buscará a sua divulgação na rede mundial de computadores e em publicações diversas, tais como jornais, revistas, e mídia eletrônica nas capitais de Estado e nas cidades do interior.



Gen Pinto Silva